Neste 28 de agosto, é comemorado o Dia Nacional do Voluntariado, instituído por meio da Lei Nº. 7.352 de 1985. A data abre espaço para reforçar o papel do voluntariado e da solidariedade nas escolas como fator de educação socioemocional e de engajamento com a comunidade. “É muito importante, especialmente para escolas particulares, proporcionar ao estudante uma oportunidade de conhecer a problemática social ou ambiental, analisar dados e colaborar com soluções para questões a respeito desse tema, despertando empatia, generosidade e empreendedorismo social”, destaca Meire Nocito, Diretora Institucional Educacional do Colégio Visconde de Porto Seguro, em São Paulo. Para ela, ações solidárias envolvendo alunos, famílias e professores contribuem para não só para o bem-estar e desenvolvimento socioemocional, como para uma maior integração e desenvolvimento da comunidade.
No Porto Seguro, o “Currículo Solidário” é um dos pilares dessa atuação. Desenvolvido para integrar as atividades acadêmicas com o desenvolvimento humano e social, o programa promove a conscientização sobre problemas socioambientais e incentiva a prática de comportamentos sustentáveis. “Desde as séries iniciais, os alunos são envolvidos em projetos que ampliam sua compreensão sobre as necessidades de ajuda humanitária, incentivando a ação em prol de comunidades em situação de vulnerabilidade social”, ressalta Meire.
Três Ações que Fazem a Diferença
A instituição destacou três iniciativas realizadas pela comunidade escolar que contribuíram para amenizar a necessidade de famílias em todo o país:
1. SOS – Rio Grande do Sul
Este ano, uma das ações mais impactantes foi a campanha de arrecadação realizada em todas as unidades do Colégio (Morumbi, Panamby, Vila Andrade e Valinhos) em prol das vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. O resultado foi extraordinário: mais de 35 mil itens foram doados, incluindo 10 toneladas de água potável, alimentos não perecíveis e produtos de higiene. Essa iniciativa mobilizou estudantes, pais, professores e toda a comunidade escolar, mostrando a força do voluntariado em momentos de crise.
2. Festa Junina – Doação para ONGs
Outro destaque foi a Festa Junina, que não apenas proporcionou momentos de alegria e cultura, mas também se tornou uma ferramenta de solidariedade. Este ano, o Colégio adotou um sistema de cartões de consumo, no valor de R$ 60, como moeda oficial da festa. Além de reduzir o uso de papel e proporcionar segurança nas transações, todo o lucro das festividades, deduzido de despesas, foi destinado a entidades sociais parceiras da escola. Essa ação fortaleceu ainda mais os laços entre a escola e a comunidade, mostrando que a tradição pode caminhar lado a lado com a responsabilidade social.
3. Campanha de Lacres e Tampinhas
As campanhas de coleta de lacres e tampinhas são ações permanentes que visam à educação socioambiental e à prática da convivência cidadã entre os alunos. Em 2023, essas iniciativas renderam 1,2 tonelada de tampinhas, que foram doadas à Cooperativa Recicla Butantã, em São Paulo, e à Instituição Vira Lata, Vira Casa, em Valinhos. No ano anterior, quase meia tonelada de tampinhas foi destinada ao Instituto Amor Rosa, na capital. Além disso, as doações de lacres este ano contribuíram para instituições como o Instituto Monsenhor Antunes, em Santo André, e o Fórum das Entidades Assistenciais de Valinhos.
Com essas iniciativas, o Colégio Visconde de Porto Seguro espera demonstrar que o voluntariado é uma parte essencial da missão educativa para uma formação integral do aluno, incentivando os estudantes a serem cidadãos conscientes e engajados na construção de uma sociedade mais justa, humanitária e sustentável. “Queremos que nossos alunos compreendam a importância de ajudar o próximo e de cuidar do nosso planeta. Essas ações são fundamentais para o desenvolvimento de uma consciência cidadã”, afirma Meire.
Sobre o Colégio Visconde de Porto Seguro
Fundado em 1878, o Colégio Visconde de Porto Seguro é uma conceituada instituição de ensino do Brasil, com campus em São Paulo e Valinhos, que prima pela inovação educacional e pelo desenvolvimento de múltiplos talentos e competências dos alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio. Comprometido com uma ampla e sólida formação pluricultural e plurilinguística, conquistou diversas certificações internacionais, como o selo de “Exzellente Deutsche Auslandsschule”, do governo alemão, que qualifica o Porto como uma escola de excelência no exterior; a da Fundação Alemã Casa do Pequeno Cientista; a da Apple Distinguished School; a da Microsoft Education; e a do Programa das Escolas Associadas da Unesco. Em 2022, o Colégio Porto Seguro passou a ser reconhecido como uma Escola Internacional com opções de currículo Internacional e Bilíngue, conforme o termo de acordo internacional com o governo da Alemanha.